CÂMARA APROVA PROJETO DE LEI QUE NOMEIA A UNIDADE DE SAÚDE DO RECREIO

por José Tarcízio Barbosa Martins publicado 07/06/2024 11h13, última modificação 07/06/2024 11h13

A Câmara Municipal de Manoel Vitorino aprovou nesta quinta-feira (6), Projeto de Lei Legislativo nº 001/2024 que nomeia a Unidade de Saúde do Recreio – Município de Manoel Vitorino/Ba., como Maria Jacinta de Almeida. De autoria do vereador Antônio Venâncio Sampaio (Caveira), a proposição visa reconhecer o trabalho e a vida de Maria Jacinta, conhecida carinhosamente como Maria Parteira. “Esta foi a forma que encontrei para homenagear essa mulher dedicada e guerreira que na condição de Parteira, muito ajudou aos moradores do Povoado do Recreio e região.” Justificou o parlamentar autor da proposição. O Presidente da Câmara – vereador Marcio Lago, em seu pronunciamento parabenizou ao vereador Antônio Venâncio pela iniciativa e ressaltou a importância do ofício: “A Parteira é uma das profissões mais antigas da humanidade, muitos homens e mulheres da nossa sociedade vieram ao mundo por meio desta atividade tão especial e comum especialmente na área rural.” Pontuou o Presidente. Esta homenagem ressalta a importância do papel da parteira uma vez que, toda comunidade tradicional, em qualquer lugar do mundo, existe a parteira. Até bem pouco atrás, as mãos que recebiam todas as crianças que chegavam ao mundo eram quase sempre femininas. Um cenário que mudou muito há algumas gerações.